Baião de 2 Vegano

Baião de 2 Vegano

Sou filha de cearenses, prefiro cuscuz e tapioca que muitos bolinhos que tem por aí e minha comida preferida é baião de 2. Quando passei a ser vegetariana comecei a buscar formas de “converter” as comidas que eu mais gostava. E isso é um processo, a cada preparo eu descubro uma coisinha aqui e ali que fazem a diferença até que essa refeição se adeque ao que minha memória oferece como referência.

O baião normalmente é feito com feijão de corda. Mas nas urgências das vontades, fiz esse com feijão fradinho que era o que tínhamos em casa. Meu pai gosta de fazer com feijão verde. Então o tipo de feijão vai de gosto ou de disponibilidade!

 

Baião de 2 Vegano

2 xícaras de feijão fradinho demolhados (para saber mais sobre demolhagem clique aqui)

2 xícaras de arroz (pode ser branco ou integral)

1 berinjela picadinha

50g de shitaque desidratado

1 folha de louro

1 maço de salsinha e cebolinha picados

sal

noz moscada

temperos de sua preferência

Esquente uma xícara de água e coloque o shitaque para hidratar. Enquanto isso, coloque o feijão na panela de pressão com a folha de louro e cubra com água até passar três dedos da altura do feijão, deixe cozinhar na pressão por 10 minutos. Após deixar a pressão sair, acrescente o arroz, a berinjela, sal a gosto, algum tempero de sua preferência e mexa para misturar. Pegue a água do shitaque (sem os shitaques) e coloque na panela de pressão, se houver necessidade pode acrescentar um pouco mais de água quente para o feijão e o arroz cozinharem. Esprema bem os shitaques para sair toda a água, pique e frite no óleo de coco temperando com sal e noz moscada. Quando terminar o cozimento acrescente o shitaque e a salsinha e cebolinha picadas. Rende uma panela de pressão de 5 litros bem cheia!

 

Sirva com uma farofa bem boa! Na  receita da foto eu acrescentei queijo provolone vegano cortado em cubinhos, comprei da marca Superbom, mas fica uma delícia também se colocar cubinhos do queijo de batata que compartilhei bem aqui.

 

 

 



Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: