Bolo prestígio vegano e sem gluten

Bolo prestígio vegano e sem gluten

O Gui fez um bolo maravilhoso algumas semanas atrás (receita bem aqui) e no mesmo site ele encontrou encontrou essa receita aqui que já ficou na fila de delícias a serem preparadas.

A receita foi retirada do site Menu Bacana, que possui várias dicas para a cozinha sem gluten, sem leite, sem soja e vegana. Nesse bolo a dica utilizada foi o purê de inhame para substituir os ovos. Ficou maravilhoso. Essa substituição é ótima mesmo, não altera o sabor e funciona. Aqui em casa, optamos por usar o resíduo do leite de inhame em vez de seu purê, já que o leite também é um dos ingredientes utilizados na receita. Assim maximizamos o aproveitamento do ilustre inhame.

O link da receita original é esse aqui. Fizemos algumas outras alterações apenas para adequar aos ingredientes que tínhamos disponíveis em casa, somos muito empolgados e resolvemos fazer a receita sem antes conferir tudo o que era necessário. A parte de boa disso é que sempre temos que usar bastante a criatividade e pesquisar sobre a função de cada ingrediente para fazer substituições válidas.

 

Bolo prestígio vegano e sem gluten

3/4 xícaras de farinha de arroz

2 xícaras de polvilho doce

1 colher (café) de goma xantana

1 e 1/2 xícaras de leite de inhame (2 xícaras de inhames -demolhados por 8 horas – batidos com 500 ml de água fervente. Coe e guarde o resíduo para usar a seguir)

1 xícara de cacau em pó

1 xícara de açúcar demerara

1/4 xícara de óleo

2 colheres (sopa) do resíduo do leite de inhame

1 colher (sopa) de chia

1 colher (sopa) de essência de baunilha

1 e 1/2 colheres (sopa) de fermento em pó.

Deixe o forno preaquecendo enquanto prepara tudo. Misture bem em um pote a farinha de arroz, o polvilho doce e a goma xantana. Bata no mixer ou liquidificador os demais ingredientes, menos fermento, até formar uma massa bem densa. Junte essa massa às farinhas e misture até ficar bem integrado. Acrescente o fermento e mexa delicadamente, misturando bem. Despeje essa massa em uma forma de aproximadamente 20 cm untada e leve ao forno baixo por aproximadamente 35 minutos. Desenforme apenas quando esfriar.

Recheio

4 xícaras de leite de coco (receita do leite de coco bem aqui);

3/4 xícara de açúcar demerara;

3 xícaras de coco ralado (usamos também o resíduo do leite de coco)

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até formar um creme.

Cobertura 

1 xícara de açúcar demerara

Montagem

Desenforme o bolo e corte-o em duas camadas. Espalhe o recheio sobre a primeira camada  e coloque delicadamente a segunda camada em cima do recheio. Cubra o bolo com a cobertura.

coco

Esse bolo ficou muito gostoso! Como o recheio é bem molhadinho a massa também fica mais úmida e se mistura com a cobertura que é mais doce e a sensaçõa é simplesmente mágica. Não vou conseguir reproduzir em palavras essa sensação. Cabe a você fazer a receitinha aí na sua casa e me dizer o que achou. Eu, particularmente, gostei bastante do recheio bem molhadinho para o coco (ralado e resíduo) ficar bem úmido, porque às vezes eu como coisas de coco e fico com a garganta arranhando por causa do coco ralado, chego até a me engasgar nos casos mais graves. Porém, com o recheio bem úmido isso não chegou nem perto de acontecer.

Faça um cafézinho, chame pessoas queridas e viva de forma doce.


Related Posts

Bolo de Fubá com Goiabada – vegano e sem gluten

Bolo de Fubá com Goiabada – vegano e sem gluten

Bolo de Fubá com Goiabada – vegano e sem gluten 5 colheres de sopa de fécula de batata 6 colheres de sopa de farinha de arroz 2 colheres de sopa de polvilho doce 6 colheres de sopa de fubá 1/2 xícara de açúcar demerara 1/3 […]

Lanche de cacau e batata doce

Lanche de cacau e batata doce

Nunca sei como chamar essas receitas: pãozinho de frigideira, panqueca doce, lanchinho… Não parece pão, não é fino como uma panqueca e lanche não alcança seu sabor esplendoroso! Posso adiantar que esse lanchinho aqui acaba com a crença de qualquer um de que comida vegana […]



Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: