Bolo vegano e sem gluten de Cacau e Castanhas do Pará

Bolo vegano e sem gluten de Cacau e Castanhas do Pará

Eu estava com muita vontade de comer um bolo de chocolate e o Gui encontrou uma receita com ingredientes que tínhamos em casa. A receita foi retirada do site Menu Bacana, que possui várias dicas para a cozinha sem gluten, sem leite, sem soja e vegana. Nesse bolo a dica utilizada foi o purê de inhame para substituir os ovos. Ficou maravilhoso. Essa substituição é ótima mesmo, não altera o sabor e funciona. Porém, aqui em casa optamos por usar o resíduo do leite de inhame no lugar do purê, apenas para aproveitar mais integralmente esse ingrediente. O link da receita original é esse aqui.

DSC_0144

Bolo de Cacau e Castanhas do Pará

1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de arroz

1 e 1/2 xícaras (chá) de fécula de batata

1/2 xícara (chá) de polvilho doce

1 colher (chá) de goma xantana (é um tipo de espessante muito utilizado na culinária sem gluten. Comprei na Zona Cerealista, aqui em SP)

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de açúcar demerara

1 xícara (chá) de cacau

1/4 xícara (chá) de óleo

1 e 1/2 xícaras (chá) de leite de inhame (2 xícaras de inhames -demolhados por 8 horas – batidos com 500 ml de água fervente. Coe e guarde o resíduo para usar a seguir.)

1 xícara (chá) de água fervente

1 xícara (chá) de castanhas do pará

2 colheres (sopa) bem cheias de resíduo do leite de inhame

1 colher (sopa) de essência de baunilha

1 e 1/2 colheres (sopa) de fermento em pó

Preaqueça o forno a 180º (temperatura média). Misture a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho doce e a goma xantana até deixar bem integradas. Bata no liquidificador os demais ingredientes, com exceção das castanhas do pará e do fermento, até formar uma mistura espessa. Aí sim adicione as castanhas e pulse o liquidificador por 2 vezes, para apenas dar uma quebradinha nas castanhas. Misture essa massa batida no liquidificador às farinhas e mexa até deixar bem homogêneo. Acrescente o fermento e misture delicadamente. Despeje a massa em forma untada e enfarinhada e leve ao forno para assar por aproximadamente 30-35 minutos ou faça o teste do palito.

DSC_0143

Ingredientes Cobertura – Creme de Castanhas do Pará:

3 xícaras (chá) de leite de inhame

1 e 1/2 xícara (chá) de castanhas do pará

1 xícara (chá) de cacau

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de açúcar demerara

1 colher (sopa) de essência de baunilha

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo médio mexendo até formar um creme bem integrado que desgruda do fundo da panela, aquele famoso “ponto de brigadeiro”.  Espalhe a cobertura no bolo. E seja Feliiiiiiizzzzz.

Essa receita é grande para um casal, mas é ideal para famílias ou para receber as amigas e os amigos. O nosso bolo foi ficando mais sequinho com o passar dos dias, mas essa também é uma característica natural dos bolos sem gluten. Bom, o bolo é muito delicioso e dificilmente você o verá ficando mais durinho, porque vai acabar antes.

Perfeito para acompanhar um cafézinho. Se for na cama, então, humm.


Related Posts

Bolo de Fubá com Goiabada – vegano e sem gluten

Bolo de Fubá com Goiabada – vegano e sem gluten

Bolo de Fubá com Goiabada – vegano e sem gluten 5 colheres de sopa de fécula de batata 6 colheres de sopa de farinha de arroz 2 colheres de sopa de polvilho doce 6 colheres de sopa de fubá 1/2 xícara de açúcar demerara 1/3 […]

Lanche de cacau e batata doce

Lanche de cacau e batata doce

Nunca sei como chamar essas receitas: pãozinho de frigideira, panqueca doce, lanchinho… Não parece pão, não é fino como uma panqueca e lanche não alcança seu sabor esplendoroso! Posso adiantar que esse lanchinho aqui acaba com a crença de qualquer um de que comida vegana […]



Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: