Brigadeiro vegano de mandioca (brigaipim ou brigaxera)

Brigadeiro vegano de mandioca (brigaipim ou brigaxera)

O domingo de páscoa foi ontem e, pra quem já está com saudade do ovo de páscoa, um brigadeirozim já quebra um galho, né?

Eu já tinha visto essa receita em muitos sites e blogs na internet, todos sempre dizendo que é maravilhosa. E, acreditem, é mesmo! É a melhor receita de brigadeiro que já provei. Ninguém desconfia do que é feito, chutam tudo: banana, leite de sei lá o que, castanha, tâmara. Mas não,  bichinho é feito de mandioca mesmo!

Brigadeiro vegano de mandioca (brigaipim ou brigaxera)

1 xícara de purê de mandioca (para fazer, cozinhe a mandioca na pressão até ficar beeeeeeemmmm molinha)

2 colheres de sopa de cacau

2 colheres de chocolate 70%

4 colheres de açúcar ou melado

1 colher de sopa de óleo (aqui vai uma dica que aprendi com a Alana @theveggievoice: use óleo de coco com aroma de laranja, fica muito delícia! * siga no instagram clicando aqui )

DSC_0413

Bata a mandioca no liquidificador, processador ou mixer até virar um purê bem liso. Aqui em casa eu acrescentei um pouco da água do cozimento da mandioca senão meu mixer não sobreviveria a esse processo. Depois leve ao fogo com os demais ingredientes até tudo ficar bem integrado e o creme bem liso. Deixe na geladeira e viva essa emoção! 

O meu ficou mais líquido, quase no ponto de enrolar, mas ainda não dava para enrolar em razão da água que acrescentei. O ideal é deixar a mandioca bem molinha e não precisar adicionar líquido para facilitar.

Se você costuma gostar das coisas mais doces, acrescente mais açúcar, o mesmo em relação ao chocolate. A receita é sua e você pode adequá-la ao seu gosto. Depois de um dia na geladeira ficou mais firminho, eu gosto de comer na colherzinha acompanhando um bom café:

DSC_0004

Dá até para usar como cobertura de bolo:

IMG_20151008_174711077



Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: