Dahl de Grão de Bico da Alegria

Dahl de Grão de Bico da Alegria

O que é dahl? É um ensopado muito comum na Índia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka e Bangladeshi. Pode ser feito com outros grãos, mas hoje optei por utilizar o grão da alegria! Podemos chamar o grão de bico assim, porque ele ele possui um aminoácido (triptofano) que é responsável pela produção de Serotonina que, por sua vez, é uma substância que traz sensações agradáveis e de bem estar. Essa é uma explicação simples, aposto que deve ter muito mais coisa aí, mas o que interessa é que se comer já é uma alegria só, comer grão de bico só pode ser uma festa!

Dahl de Grão de Bico da Alegria

2 xícaras de grãos de bico demolhado já cozido (leia sobre demolhagem aqui)

1 garrafinha de leite de coco

2 colheres de sopa de biomassa – receita aqui (tem a função de deixar mais grosso, cremoso -e nutritivo, pode ser substituído por tofu ou creme de leite de soja, vá colocando até verificar que atingiu a consistência desejada)

1 colher de sopa de curry

1 colher de sopa de páprica doce

1 colherzinha de café de pimenta cayena

sal a gosto

DSC_0159

Leve tudo ao fogo e mexa até deixar me integrado. Você pode adicionar seus temperos preferidos, eu usei somente curre, páprica e pimenta cayena mesmo. Deixe cozinhar por uns 20/30 minutos, até espalhar o cheiro de curry por toda a vizinhança.

DSC_0165

E Pronto! É comer e sair por aí cantando Andreia Dias: “Vou produzir serotonina, mergulhar na poesia; vou esbanjar felicidade, correr nu pela cidade!”


Related Posts

Macarrão vegano com tofu ao vinho branco

Macarrão vegano com tofu ao vinho branco

Eu sempre gostei de receita prática e fácil que a gente pode fazer a qualquer momento, que não precisa esperar muito para ficar pronto e que não tem muita mão de obra. Assim, qualquer trabalhinho a mais eu já fico com preguiça. Foi o que […]

Pão ultra rápido de frigideira e recheio duplo

Pão ultra rápido de frigideira e recheio duplo

Acordei atrasada! Então bora lá: já vai lendo o post e fazendo. Pão ultra rápido de frigideira 2 colheres de sopa de farinha de arroz 1 colher de sopa de farinha de linhaça 1 colher de sopa de chia ou psillyum (eu prefiro psillyum nessa receita) […]



6 comentários em “Dahl de Grão de Bico da Alegria”

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: