Demolhagem de grãos e tubérculos

Demolhagem de grãos e tubérculos

Eu sempre tive o costume de deixar os grãos de molho por algumas horas antes de cozinhar para facilitar esse processo. Em uma ocasião acabei esquecendo e o grão de bico que eu estava preparando ficou em torno de umas 20 horas de molho.

Por cima da água formou-se uma espuma branca e eu não sabia mais se poderia ou não aproveitar aqueles grãos. Mas como eu não sou de jogar comida nenhuma fora fui pesquisar na internet para descobrir se meu grão de bico tinha salvação. Foi então que descobri a demolhagem.

Na ocasião li algo sobre os grãos, tubérculos, sementes e oleaginosas possuírem anti nutrientes que dificultam nossa digestão, causam pum (olha o feijão e a batata doce fit aí), desconforto, inchaço e, como se já não bastasse tudo isso, impedem que nosso corpo assimile nutrientes como o ferro, o zinco e o cálcio.

Ao deixar esses alimentos de molho na água com umas gotinhas de vinagre ou limão, enzimas e outras substâncias quebram e neutralizam esses anti nutrientes malvadões.

Essa é uma forma muito simples de aproveitar melhor o valor nutricional dos alimentos.

É por isso que deixo feijão, grão de bico, lentilha, quinoa, batata doce, inhame, mandioca, mandioquinha, entre outros, de molho.

Essa é minha sugestão de tempo de demolhagem (na água com algumas gotas de vinagre ou limão):

  • feijão e grão de bico 48h
  • lentilha e quinoa 12h
  • batata doce, mandioquinha, inhame e mandioca 8h (lembre-se de cortar esses itens ao meio antes de colocar de molho)
  • avelã, castanha de caju, amêndoa 8h
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Feijão após 30 horas de molho.

Você pode ler mais sobre demolhagem de grãos e anti nutrientes aqui, aqui e aqui.

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