Leite de amendoim

Leite de amendoim

Esse é o leite que mais faço em casa pelas seguintes razões: é mais barato, é muito fácil e é uma ótima base para vitaminas. Ao fazer um leite vegetal é sempre bom pensar antes qual finalidade pretende dar a ele, uma vez que há leites que se adequam mais às misturas doces, outros aos preparados salgados, outros tem sabor mais suave e podem ser tomados sem misturas.

A receita que vou compartilhar com vocês é bem famosa e foi desenvolvida pelos alunos da disciplina ‘Análise Sensorial’, do curso de Química Industrial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) (veja a matéria na íntegra bem aqui).

Confira abaixo os passos necessários para a preparação de 1 litro da bebida:

– Lave bem 125g de amendoim cru e sem casca até a água ficar limpa;

– Cubra as sementes com água e deixe de molho por 8 a 10 horas em temperatura ambiente;

– Em seguida, lave bem as sementes e as leve ao fogo com água. Assim que levantar fervura, deixe descansar por cinco minutos;

– Leve o amendoim já branco ao liquidificador, adicionando 1 litro de água nova;

– Triture bem e use um coador para separar o extrato dos resíduos. Caso o produto não seja usado de imediato, aqueça por 10 minutos e mantenha em geladeira.

leite amendoim

Essa receita possui a etapa de fervura antes de bater os grãos. Esse procedimento assegura um leite mais leve com menor gosto residual amargo.

Eu não costumo fazer isso, pois uso o leite como base para vitaminas (como essa aqui) e a fruta com melado já anula qualquer amargor residual.

Ah, eu sempre guardo o resíduo para integrar diversas receitas, como essa aqui.



Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: