Leite de coco com tudo que tem de bom

Leite de coco com tudo que tem de bom

Leite de coco é ingrediente de diversas receitas e normalmente vamos ao mercado compramos aquelas garrafinhas e usamos sem nem pensarmos no que tem ali dentro ou se nós mesmos poderíamos fazê-lo. Experimente ler a lista de ingredientes do leite de coco industrializado, será que aquilo é leite de coco mesmo? Será que nesse extrato encontraremos todos os benefícios do leite de coco? O leite de coco natural possui diversas propriedades: é um antioxidante natural, pois contém selênio e magnésio, além de micronutrientes essenciais como o potássio, ferro e zinco. É rico em gordura boa que atua como anti-viral e anti-bacteriano, regula a saciedade, por ser rico em fibras, ajudando quem está a fim de emagrecer ou reeducar sua alimentação.

Sabemos que todas essas características boas se encontram no coco, mas não há como garantir que elas “sobrevivam” aos processos de industrialização, por isso recomendo que façam seu próprio leite de coco, garantindo seu valor nutricional. Acrescento que é muito prazeroso ter esse tipo de envolvimento com nosso alimento, além de ajudar o planeta com a redução do consumo de embalagens (ainda que seja possível a reciclagem, temos que nos dedicar a reduzir a produção de lixo também).

Voltando à nossa linda cozinha, o leite de coco possui usos culinários diversos. Pode substituir o creme de leite tradicional em pratos salgados, pode ser usado em vitaminas (como essa aqui), valoriza os ensopados de grão de bico ou lentilha, quando misturado com cacau e melado vira uma deliciosa cobertura de bolo, entre tantas outras ideias de uso.

Essa receita é para deixar com consistência de leite, mas pode-se diminuir a quantidade água para que fique como um creme de leite de coco ou com a consistência de sua preferência.

Para quem quiser saber mais sobre o coco e os incontáveis benefícios dele recomendo o documentário A Revolução do Coco, está disponível no youtube e você pode acessá-lo bem aqui.

Leite de coco

Bata no mixer ou liquidificador e coe em um pano (pode ser um pano de prato novo separado somente para esse uso, pode ser um coador de pano para café também separado para isso ou um voal – tecido mais levinho que eu prefiro por ser mais fácil de coar e de lavar depois).

Dica: o leite de coco também pode ser feito com o coco desidratado que compramos em saquinho no supermercado, para isso deixe-o hidratando na água quente por aproximadamente 10 minutos antes de bater e aumente a proporção para 1 xícara e meia de coco para 3 de água quente.

 Lembre-se de guardar o resíduo para usar em outras receitas (como este bolo).


Related Posts

Lanche de cacau e batata doce

Lanche de cacau e batata doce

Nunca sei como chamar essas receitas: pãozinho de frigideira, panqueca doce, lanchinho… Não parece pão, não é fino como uma panqueca e lanche não alcança seu sabor esplendoroso! Posso adiantar que esse lanchinho aqui acaba com a crença de qualquer um de que comida vegana […]

Leite de Aveia

Leite de Aveia

Me sinto uma privilegiada por poder usufruir de tantos leites! E cada época estou mais apegada a um deles: teve o tempo do leite de coco, passei bastante tempo com o leite de amendoim, tive uma fase de leite de gergelim, mas agora não consigo […]



Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: