Leites vegetais

Leites vegetais

Leite vegetal é a forma como os extratos vegetais se popularizaram. Trata-se de extrair de uma castanha, de um grão ou até mesmo de um tubérculo um líquido que possui algumas características similares ao leite e, por isso, pode substituí-lo em alguns preparados.

Ao usarmos os leites vegetais é importante avaliar qual a finalidade dele em cada receita específica para, assim, escolhermos aquele que melhor se adequa a cada uma.

Dessa forma, temos que o leite de castanha de caju combina mais com receitas doces, enquanto o leite de castanha do pará vai bem para o preparo de molhos em receitas salgadas. O leite de inhame praticamente não tem sabor e vai muito bem em vitaminas. O leite de coco é extremamente versátil combinando com quase tudo. O leite de gergelim possui gosto residual, que se neutraliza em vitaminas ou molhos cujas combinações possuam sabores mais pronunciados ou para dar textura em purês e caldos. O leite de amendoim é meu grande querido e combina misturado com cacau e melado, em vitaminas, purês e bolos.

Como todo mundo que gosta de cozinhar cada dia descubro uma nova forma de usar um certo ingrediente e assim tem sido com os leites vegetais. Se você descobrir alguma forma nova de usar ou descobrir algum truque para melhorar o sabor e a textura compartilha aí! Vou adorar dividir a cozinha com você, ainda que pela internet.



Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: