Macarrão vegano com tofu ao vinho branco

Macarrão vegano com tofu ao vinho branco

Eu sempre gostei de receita prática e fácil que a gente pode fazer a qualquer momento, que não precisa esperar muito para ficar pronto e que não tem muita mão de obra. Assim, qualquer trabalhinho a mais eu já fico com preguiça.

Foi o que aconteceu com essa receita. Demorei para testar porque tinha a fase marinar e depois tinha que selar e fritar os cubinhos de tofu e eu acho isso muito meticuloso e demorado.

Mas ontem eu estava disposta!

E tenho uma teoria: as receitas que pedem vinho o fazem para que você possa ir tomando o resto da garrafa enquanto prepara, assim tudo fica mais leve. Assim fica mais fácil de curtir cada fase do preparo do prato.

Outra dica boa é fazer essa receita com alguém que você goste muio, sabe aquele momento em que cozinhar vira uma brincadeira prazerosa? É assim que deveria ser sempre. A receita abaixo rende duas porções, minha frigideira não é muito grande, então não pude testar uma porção tamanho família.

Macarrão com tofu ao vinho branco

400 g de tofu extra firme, pressionado e drenado cortado em cubinhos.

Para marinar: 1/2 xícara de vinho branco, 1/2 xícara de azeite, suco de 1 limão, sal, alho, páprica picante e pimenta do reino.

Massa sem ovos de sua preferência

1/2 xícara de vinho branco

Salsinha

suco de 1 limão

DSC_0408
Cubinhos de tofu marinando

Deixe os cubinho de tofu marinando na mistura de 1/2 xícara de vinho branco, 1/2 xícara de azeite, suco de 1 limão, sal, alho, páprica picante e pimenta do reino por no mínimo 30 minutos. Quanto mais tempo mais gostoso ficará.

Cozinhe a massa de sua preferência (porção para duas pessoas) e reserve.

Em uma frigideira grande com azeite frite os cubinhos de tofu em fogo médio (sem o líquido da marinada, que deve ser reservado para daqui a pouco). Vá fritando e selando todos os lados até que estes escureçam, conforme seu gosto. Levará mais ou menos de 4 a 6 minutos. Eu gosto de deixar criar um leve casquinha.

Retire os cubinhos e coloque a 1/2 xícara de vinho branco na frigideira e cozinhe até dar uma boa evaporada. Adicione o líquido da marinada, suco do segundo limão, um fio de azeite, salsinha e acerte o sal e a pimenta do reino. 

Adicione o macarrão a esse líquido, misture com cuidado e adicione os cubinhos do tofu.

DSC_0421

Eu gostei muito desta receita, foi muito prazeroso comê-la. A massa fica muito saborosa e, juntamente com o tofu marinado frito, fica um prato extremamente suculento.

É um prato que combina com ocasião especial. Minha ocasião especial de ontem era a celebração da vida e da alegria!

Sabe que lendo a receita até achei mais fácil, talvez seja o caso de eu ser menos imediatista e de repensar melhor a relação com a comida, com o slow food. Talvez eu esteja curtindo mais o prazer proveniente da degustação que o prazer que também existe no preparo. Essa é uma lição que devemos levar para além da cozinha: curtir mais o caminho que o destino final.

As delícias da culinária vão muito além de saciar nosso paladar, também envolvem uma relação de conhecimento e experimentação de temperos, texturas, vapores, odores e espera. É preciso esperar, pois cada fase tem seu tempo. Se não respeitamos o tempo, dá errado.

Essa receita tão deliciosa e que me levou a tantas reflexões está disponível no blog de Rhea Parsons: The “V” Word: Say it. Eat it. Live it. O link é este aqui e nele você pode conferir um produto vegano que imita camarão.

Espero que você goste.

 

 


Related Posts

Dahl de Grão de Bico da Alegria

Dahl de Grão de Bico da Alegria

O que é dahl? É um ensopado muito comum na Índia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka e Bangladeshi. Pode ser feito com outros grãos, mas hoje optei por utilizar o grão da alegria! Podemos chamar o grão de bico assim, porque ele ele possui um aminoácido […]

Macarrão com molho de palmito

Macarrão com molho de palmito

Macarrão é aquele prato alegria. Imagino que deva ser o prato mais compartilhado entre os membros de uma mesma família aos domingos. Eu adoro porque é um prato de simples preparo, porque me lembra almoço de domingo em família, me lembra as primeiras vezes que cozinhei sozinha, […]



6 comentários em “Macarrão vegano com tofu ao vinho branco”

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: