Moqueca vegana de caju com palmito

Moqueca vegana de caju com palmito

Esse friozinho aqui em São Paulo faz as férias de janeiro parecerem tão distantes, os passeios no sul da Bahia, Reveillon em Santo André, passeios em Santa Cruz da Cabrália e Barra Grande e lindos dias num chalézinho em Taipu de Fora.

Os restaurantes ofereciam diversas moquecas, mas nenhuma que eu pudesse comer. E os últimos cajus da época carregando os incontáveis cajueiros da região.

Foi assim que o Gui eu eu demos algumas voltas colhendo cajus. Esses cajus colhidos em Taipu de Fora deram origem a essa receita, que tantas vezes repetimos durante nossa estadia por lá.

Para poder resgatar todas essas memórias nesse frio início de maio estou usando alguns cajus que tinha congelado.

Você pode usar as substituições que julgar necessárias, usar azeite convencional em vez de dendê, usar banana da terra em vez de cajú, ainda não testei, mas imagino que deva ficar maravilhoso. Essa mesma receita pode ser feita apenas com legumes e palmito, fica saborosíssima. A cozinha é local de criação.

Moqueca vegana de caju com palmito

cajus cortados em finas rodelas

palmito em conserva cortado em rodelas

cebola picada

tomates previamente assados (só cortar em 4 partes e levar ao forno com um fio de azeite até assar – uns 25 minutos)

leite de coco suficiente para cobrir todos os ingredientes

azeite de dendê

açafrão em pó, pimenta do reino em pó, páprica doce e sal a gosto

salsinha ou coentro para finalizar

DSC_0064

Refogar a cebola no azeite de dendê até ficar transparente. Acrescentar os cajus cortados à refoga, juntamente com o açafrão, a pimenta do reino, a páprica e o sal. Integrar bem os temperos à cebola e ao caju. Cobrir com leite de coco. Adicionar os tomates assados e os palmitos cortados em rodelas. Acertar os temperos e verificar se há necessidade de colocar um pouquinho mais de azeite de dendê. Cozinhar por aproximadamente 20 minutos, enfeitar com salsinha ou coentro e servir com arroz.

DSC_0067



Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: