Omelete vegano e sem gluten de grão de bico

Omelete vegano e sem gluten de grão de bico

A receita de omelete de grão de bico é um grande curinga na minha vida. Sempre que não pensei em nada para levar na marmita ou para dar uma fortalecida na refeição em casa mesmo é para ela que apelo (na verdade gosto tanto que como tranquilamente no café da manhã também e no pós treino). Para isso sempre tenho farinha de grão de bico em casa. No entanto a receita pode ser feita também com o próprio grão de bico cozido ou apenas demolhado e batido com água nova até virar uma pasta (sobre demolhagem clique aqui).

Omelete vegano de grão de bico

2 colheres de sopa de farinha de grão de bico (ou grão de bico cozido ou grão de bico cru demolhado batido com água)

2 colheres de sopa de farinha de arroz

1 colher de sopa de farinha de linhaça

1 colher de sobremesa de chia

1 colher de sopa de orégano

1 colher de sobremesa de açafrão em pó

salsinha e tomate picadinhos

pimenta do reino e sal a gosto (se você usar sal negro vai se surpreender!)

1 colher de café de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de vinagre

DSC_0288

Misture tudo menos o bicarbonato e o vinagre e vá adicionando algumas colheradas de água até ficar num ponto em que a massa não grude nas mãos, como uma massinha de modelar. Então, adicione os ingredientes restantes e misture bem deixando tudo  integradinho. Leve a uma frigideira e frite dos dois lados (fica uma delícia também fazer bolinho e levar ao grill).

DSC_0290

Eu sempre capricho no tomate e orégano para dar aquele gostinho de pizza. Mas o que manda nessa receita e faz toda a diferença é o sal negro. Acreditem: ele tem gosto e cheiro de ovo. Então é um detalhe que faz toda a diferença, sobretudo para quem tem uma memória afetiva em relação ao consumo de ovos ou para quem ainda está na transição para o vegetarianismo estrito ou veganismo.

Essa receita é bem equilibrada e, no meu caso, funciona bem no pós treino por ter carboidrato e proteína.


Related Posts

Farofa vegana de resíduo de leite de amendoim

Farofa vegana de resíduo de leite de amendoim

Resíduo de leite é uma coisa maravilhosa, toda hora eu arrumo uma forma de usá-lo. Dessa vez foi no mais versátil dos pratos existentes em nossa culinária: a farofa! Tem pouca comida? Junta tudo e faz farofa. Chegou gente inesperada para comer? Faz um refogado […]

Bolinho vegano e sem gluten de resíduo do suco inspirador de jabuticaba

Bolinho vegano e sem gluten de resíduo do suco inspirador de jabuticaba

A inspiração surgiu. Tomei o suco e já fui caçar o que fazer com o resíduo dele. Nem imaginava, mas a casca da jabuticaba tem ferro, cálcio, vitamina B e C e pectina, não podemos jogar fora de jeito nenhum. É comida e do tipo […]



1 comentário em “Omelete vegano e sem gluten de grão de bico”

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: