Polenta de forno com molho bolonhesa vegano de soja

Polenta de forno com molho bolonhesa vegano de soja

Quando começa o frio eu sempre fico com mais vontade daquelas comidas com jeito de vó, jeito de interior. Aqueles pratos que enchem a barriga e o coração. Fazia tempo que estava com uma farinha de milho aqui em casa sem saber no que usar, até que os ventos frios deste outono assobiaram em meu ouvido: poleeeenta.

Polenta de forno com molho bolonhesa de soja

soja texturizada

800 g de tomate

louro em pó, páprica picante em pó, shoyo e vinagre a gosto

4 xícaras e meia de água

2 xícaras de farinha de milho fina (fubá)

4 colheres de creme vegetal (margarina sem leite)

sal a gosto

Tire as sementes e o miolos dos tomates e pulse duas ou três vezes no liquidificador para liberar o suco. Leve ao fogo com todos os temperos e a soja texturizada. O vinagre serve para neutralizar o gosto da soja, tem gente que nem sente, mas eu sinto e me incomoda, por isso sempre uso vinagre. Usei um shoyo que não possui glutamato monossódico, um achado lá na Liberdade (bairro japonês de São Paulo). Deixei cozinhando até ficar aquele molho bolonhesa vegano delícia.

Enquanto isso leve as 4 xícaras de água com sal para ferver. Dissolva as 2 xícaras de farinha de milho em 1/2 xícara de água fria. Leve essa mistura à água fervente e mexa sem parar para não formar bolas. Integre bem e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos. Misture, então, as colheres de creme vegetal.

Após cozida, coloque a polenta em uma forma, cubra com o molho bolonhesa de soja e leve ao forno por 15 minutos. Pronto. Delícia feita.

DSC_0034



Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: