Torta de brócolis e berinjela

Torta de brócolis e berinjela

Adoro torta! Para mim é o lanche perfeito. Me remete às festinhas de aniversários dos anos 80 e às festas na escola nos anos 90 ou seja: tem gosto de lembrança. De lembrar de mim mesma, da minha vida, dos momentos de festa, da minha mãe falando para eu parar de dançar um pouco e ir comer. Lembro também de algumas festinhas lá em casa, em que na noite anterior minha mãe e minha tia ficavam fazendo torta e brigadeiro até tarde da noite… e eu me sentia grande quando podia ficar acordada e ajudá-las.

Essa receitinha aqui demorou um tempo para sair. Uma amiga me passou, mas era com farinha de trigo, e eu estava querendo muito uma receita de torta sem gluten, então fui experimentando até achar esse ponto. Eu utilizo o leite de aveia, assim, para a receita permanecer sem gluten é necessário usar uma aveia sem gluten no preparo do leite.

Gostei de usar berinjela, porque ela fica bem derretidinha e deixa a torta molhadinha por dentro, enquanto que o brócolis dá uma leve crocância, mas durante os testes fiz também com recheio de berinjela e abobrinha e de cenoura e vagem, e ficaram muito saborosos. Agora é chegada a hora de compartilhar a receitinha para ela ganhar outros lares:

Torta de brócolis e berinjela

6 colheres de sopa de farinha de arroz

5 colheres de sopa de fécula de batata

1 colher de sopa de polvilho doce

1 pontinha de colher de chá de goma xantana (funciona sem também, mas dá uma boa ajuda na liga)

1 colher de sopa de chia

1 colher de sopa de farinha de linhaça

1/3 de xícara de azeite

1 xícara de leite vegetal de aveia com resíduo (receita aqui)

1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio: 1/2 brócolis picado bem pequeninho, 1 berinjela médica picada, 1 tomate picado, 1 cebola picada, 1 alho picado, , pimenta do reino e sal a gosto

Deixe o forno preaquecendo a 180º. Misture todos os ingredientes da massa deixando o fermento por último. Unte uma forma (usei uma redonda de aproximadamente 25 de diâmetro) com óleo de farinha de arroz. Despeje uma parte muito pequena da massa na forma, apenas o suficiente para dar uma “forradinha no fundo”. Coloque o recheio e complete com os restante da massa. Deixe no forno por 40 minutos.

euetorta

 



1 comentário em “Torta de brócolis e berinjela”

Deixe uma resposta


%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: